A Ucrânia disse que se juntaria a Espanha e Portugal em uma oferta conjunta em outubro passado, mas o anúncio do Marrocos sugere que não fará mais parte do processo
Uma visão do Troféu da Copa do Mundo antes da final da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 entre Argentina e França no Lusail Stadium em 18 de dezembro de 2022 no Qatar.Michael Regan/FIFA/Getty Images
O Marrocos deve se juntar a Espanha e Portugal em uma tentativa de sediar a Copa do Mundo Masculina da FIFA 2030, aparentemente substituindo a Ucrânia em uma aliança de três vias com as duas nações europeias.
A Ucrânia disse que se juntaria a Espanha e Portugal em uma oferta conjunta em outubro passado, mas o anúncio do Marrocos sugere que não fará mais parte do processo. A CNN contatou todas as nações envolvidas.
O ministro do esporte do Marrocos, Chakib Benmoussa, revelou detalhes da candidatura do país do norte da África na terça-feira (14), citando uma carta do rei do Marrocos, Mohammed VI.
“Gostaria de anunciar que o Reino do Marrocos decidiu, juntamente com Espanha e Portugal, apresentar uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030”, leu na carta, segundo a Reuters.
Falando na Confederação de Prêmios de Excelência do Presidente da Confederação Africana de Futebol em Kigali, Ruanda, Benmoussa chamou a oferta de “sem precedentes na história do futebol”.
“Reunirá a África e a Europa, o norte e o sul do Mediterrâneo, e os mundos africano, árabe e euro-mediterrâneo”, disse ele. “Também trará o melhor de todos nós – na verdade, uma combinação de genialidade, criatividade, experiência e meios.”
A nova aliança acrescenta outra oferta transcontinental ao processo, juntamente com um acordo de três vias entre Grécia, Arábia Saudita e Egito e uma oferta conjunta separada de Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.
Os países que se unem para realizar a Copa do Mundo não são inéditos, com Canadá, América e México co-sediando a Copa do Mundo em 2026. O Japão também colaborou com a Coreia do Sul na realização do capítulo de 2002.
O anúncio do Marrocos vem logo após seu desempenho histórico na Copa do Mundo de 2022.
O Atlas Lions, apelido da seleção do Marrocos, derrotou Espanha e Portugal na fase eliminatória no Catar, a caminho de se tornar o primeiro país africano e árabe a chegar a uma semifinal da Copa do Mundo.
Fonte/foto: CNN Brasil
Comments