Foto: Reprodução Redes Sociais
Uma pesquisa realizada entre os dias 14 e 17 de agosto, pelo Instituto IRG Pesquisas, encomendada pela Band, trouxe novas dinâmicas para a disputa pela prefeitura de São José dos Pinhais. Enquanto Nina Singer (PSD) manteve-se com 46% das intenções de voto, mesmo após a entrada do Delegado Michel (Podemos) como vice em sua chapa, que até então como vereador Michel passou seu mandato tecendo críticas severas a atual gestão da Prefeita Nina. Mas de fato o destaque apontado pela pesquisa é o crescimento significativo de Geraldo Mendes (União), que agora aparece com 32%, reduzindo a diferença entre os candidatos na corrida eleitoral.
O crescimento de Geraldo Mendes pode ser atribuído, em grande parte, ao recente apoio público do ex-presidente Jair Bolsonaro, que declarou sua confiança a candidatura de Mendes na última semana. Essa declaração de apoio parece ter impulsionado consideravelmente a popularidade de Mendes, reforçando sua posição como o principal adversário de Nina Singer.
Wilson Cabelo (PT) continua com 5% das intenções de voto, sugerindo que sua campanha ainda não conseguiu expandir seu alcance junto ao eleitorado.
A pesquisa também revelou que 9% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 7,8% ainda estão indecisos ou preferiram não responder. Esses eleitores indecisos podem ser decisivos no resultado final da eleição, especialmente diante da mudança de posicionamento de figuras como o Delegado Michel, que, após se aliar a Nina, apagou todas as críticas anteriores à prefeita de suas redes sociais, o que tem gerado muito desconforto em grande parte da população São Joseense.
Outro fator que pode influenciar o "voto útil" é a migração de diversos ex-pré-candidatos a vereador, inicialmente alinhados com o Delegado Michel, que desacreditados, passam agora apoiar a oposição liderada por Geraldo Mendes. Entre os partidos que se realinharam com Mendes estão MDB, Podemos, Novo, Mobiliza, PMB, entre outros.
Por: Assessoria de Imprensa
Comments