Evento tem o apoio do Governo do Paraná. Disputas aconteceram no Parque Náutico de Curitiba, participaram mais de 300 atletas, entre eles o campeão mundial de paranacanoagem, Igor Alex Tofalini.
Foto: Assessoria de Imprensa CBac
Os Jogos de Aventura e Natureza, criados pelo Governo do Paraná, trouxeram a Curitiba neste fim de semana a segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2023. A competição aconteceu no Parque Náutico, de sexta-feira a domingo (26 a 28) e contou com mais de 300 atletas, entre eles, Igor Alex Tofalini, atual campeão mundial de Paracanoagem.
O campeonato tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba e é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Para Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte da Secretaria do Esporte, a Copa Brasil vem ao encontro dos objetivos dos Jogos de Aventura e Natureza, que foram criados para atrair grandes eventos esportivos ao Paraná, divulgar as belezas do Estado, fomentar o turismo e aquecer a economia regional. Eles começam oficialmente em junho, mas a canoagem na Capital servirá como "aperitivo".
“Estamos bem animados com essa competição logo no começo da edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza. Vai ajudar a esquentar a programação", disse Campos. Oficialmente, os Jogos de Aventura e Natureza começam pela na região de Londrina. Nesta edição, serão mais de 50 modalidades.
O evento marcou o retorno da canoagem brasileira a Curitiba, após cinco anos. Além do número de atletas, esta etapa da Copa Brasil ajuda a definir o 1º Ranking da Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que somará os pontos da primeira etapa, juntamente com os pontos do Campeonato Brasileiro de 2023, em todas as categorias.
O presidente da CBCa, Rafael Girotto, destaca o apoio e parceria do Governo do Estado. “Estamos satisfeitos que o evento aconteça em Curitiba, pois aqui é uma das casas da canoagem brasileira, onde nossa sede administrativa se encontra. A volta desse evento é motivo de bastante alegria, promete muito”, afirmou.
Atual campeão mundial de Paracanoagem, Igor Alex Tofalini, teve como principal objetivo em Curitiba, dar mais um passo rumo ao sonho: os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024.
“Minha participação no mundial foi muito positiva, ter sido campeão mundial é resultado de trabalho e dedicação”, disse. “A expectativa para esse fim de semana é positiva, espero um bom desempenho, estou treinando bastante”.
O Atleta São Joseense Vander Lima da categoria paralímpica competiu na categoria olímpica na prova k1 200m Masculino Master, mesmo em desvantagem o atleta garantiu a 2ª colocação da prova.
CAMPEONATO ESTADUAL – Paralelamente à Copa Brasil, aconteceu o Campeonato Estadual de Canoagem, utilizada a mesma estrutura de prova da Copa Brasil para definição dos melhores atletas paranaenses, aproveitando as tomadas de tempo de todos na fase “classificatória”, exclusivamente nas distâncias e embarcações olímpicas e paralímpicas.
Todos os atletas paranaenses devidamente cadastrados à fase inicial das respectivas categorias previstas na Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, independentemente da faixa etária, automaticamente participaram do Campeonato Paranaense de Canoagem Velocidade de 2023.
Após a fase classificatória, o comitê organizador separou os atletas paranaenses dos demais atletas brasileiros e, de acordo com os tempos conquistados na pista, e formatou a ordem de chegada com a qual foram declarados oficialmente os campeões paranaenses, sem prejudicar em nada a organização do evento nacional. Os campeões somaram pontos para o programa Geração Olímpica e Paraolímpica.
A TV Euro News esteve presente, o Jornalista Jefferson de Paula e a atleta São Joseense Leila da Canoagem realizaram a cobertura do evento e trarão os detalhes em uma super matéria para o programa EuroNews Esportes, fique ligadinho no canal 13.3 para acompanhar.
PUBLICIDADE:
Comments